Iniciativa traz o tema “Desacelere: Seu bem maior é a vida”, da Semana Nacional de Trânsito de 2025

Concurso vai premiar a melhor redação sobre segurança no trânsito. Essa é a segunda edição da premiação, realizada por dois CFCs de Passo Fundo. Marcelo Oliveira / Agencia RBS
Com o tema “Desacelere: Seu bem maior é a vida”, o Concurso Escolar de Redação deste ano vai premiar o melhor texto sobre trânsito desenvolvido por estudantes de 18 cidades do norte gaúcho (confira a lista abaixo).
A iniciativa é de dois Centros de Formação de Condutores (CFC) Autotec e Viacerta,de Passo Fundo,e aborda o assunto trazido pela Semana Nacional do Trânsito, que acontece em setembro.
Quem levar o primeiro lugar recebe prêmio de R$ 5 mil, enquanto o segundo fica com R$ 2,5 mil. As redações podem ser enviadas até 15 de julho e o resultado será divulgado no dia 20 de agosto.
Leia Mais
Para concorrer, as escolas interessadas devem procurar os CFCs. Podem participar estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e particulares, de qualquer idade.
Os participantes devem ter como base os conteúdos de uma aula especial ministrada por profissionais dos CFCs. Serão avaliados o desenvolvimento do tema, criatividade, originalidade, comunicabilidade e o domínio da língua portuguesa.
— Entre as finalidades estão a difusão de conhecimentos sobre a importância das boas práticas para um trânsito mais seguro e estimular a reflexão sobre a problemática atual dos números alarmantes de mortes em sinistros de trânsito — disse o diretor geral do CFC Autotec, Antônio Carlos Gonçalves dos Santos.
Essa é a segunda edição do concurso. Em 2024, participaram 3.345 estudantes de 34 escolas. A iniciativa conta com o apoio da Escola Pública de Trânsito de Passo Fundo e do Detran-RS.
Cidades participantes
- Caseiros
- Ciríaco
- Coqueiros do Sul
- Coxilha
- David Canabarro
- Ernestina
- Guabiju
- Ibiraiaras
- Ibirapuitã
- Mato Castelhano
- Mormaço
- Muliterno
- Nicolau Vergueiro
- Passo Fundo
- Pontão
- São Jorge
- Tio Hugo
- Vanini.
Gauchazh, 1º de abril de 2025
TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO!