Após operação policial realizada na manhã desta quarta-feira (23), o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) exonerou dois servidores da 10ª Ciretran de Barreiras. A ação cumpriu seis mandados de busca e apreensão durante a Operação Fraus Omnia, que apura fraudes na liberação de carteiras de motorista e vistoria de veículos.

De acordo com a portaria publicada ainda na quarta-feira, os coordenadores David Willian Oliveira de Santana e Valdeci Marques de Souza Filho foram exonerados pelo Diretor Geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel de Souza Lima. O órgão não se pronunciou para explicar se essas exonerações têm relação com a operação.

Em nota, o Detran-BA afirmou que a Corregedoria do órgão já começou a analisar as informações que fundamentaram a operação e que uma equipe vou enviada para Barreiras para acompanhar as investigações. “O Detran-BA continuará colaborando com os órgãos de controle e investigação, reafirmando sua atuação firme e transparente em defesa do interesse público e da integridade institucional”, finaliza a nota.

Nota do Detran-BA

“O Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito da Bahia) informa que tomou conhecimento da operação “Fraus Omnia”, deflagrada nesta quarta-feira (23) pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), com apoio da 1ª Promotoria de Justiça de Barreiras e da CIPE Cerrado, que investiga supostas fraudes no processo de habilitação de condutores e na vistoria veicular no âmbito da 10ª CIRETRAN, no município de Barreiras.

O DETRAN-BA, por meio de sua Corregedoria, encontra-se em processo de levantamento e análise das informações que fundamentaram a operação, de modo a compreender integralmente os fatos apurados pelo Ministério Público. A partir desse entendimento, serão adotadas as providências administrativas cabíveis, inclusive a adoção de medidas cautelares, como o afastamento preventivo de servidores e colaboradores supostamente envolvidos.

Ressalta-se que o órgão está envidando todos os esforços para auxiliar as investigações e apurar, com rigor e isenção, as condutas eventualmente praticadas por servidores ou colaboradores vinculados à instituição.

Além disso, já se encontra em andamento processo licitatório voltado à implantação de sistema de monitoramento das provas práticas aplicadas no processo de habilitação, como parte das medidas de controle e modernização voltadas à lisura dos serviços prestados à sociedade.

O DETRAN-BA continuará colaborando com os órgãos de controle e investigação, reafirmando sua atuação firme e transparente em defesa do interesse público e da integridade institucional.”

Mais Oeste, 24 de avril de 2025

TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO!