"Dê preferência aos pedestres"
 

Vivo no Trânsito

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1. Caminho aberto á cidadania: Projeto de Educação para o Trânsito no ensino fundamental

   O Código de Trânsito Brasileiro reconhece que é necessário educar para o trânsito, relacionando esse espaço com a mudança que deve se dar em cada indivíduo para uma convivência pacífica. Para isso determina que seja adotado em todos os níveis de ensino uma abordagem interdisciplinar com conteúdo programático sobre o tema trânsito.
   Dessa forma, apresentamos a proposta de Educação para o Trânsito nas escolas, tendo como foco o ensino fundamental. O trabalho busca desenvolver ações educativas relacionadas ao trânsito junto as escolas da rede estadual, incentivando os professores a refletir com seus alunos sobre o trânsito fundamentado em princípios éticos, de convivência social e respeito mútuo.

   Dez são as escolas que neste primeiro momento foram escolhidas para iniciar este projeto:

  • Escola Estadual Ana Coelho Palmeira
  • Escola Estadual Engenheiro Edson Salustiano dos Santos
  • Escola Estadual Jornalista Freitas Neto
  • Escola Estadual Manoel Simplício do Nascimento
  • Escola Estadual Maria Rita de Lyra – CAIC
  • Escola Estadual Professor Anísio Teixeira
  • Escola Estadual Professor Mário Broad
  • Escola Estadual Professor Virgínio de Campos
  • Escola Estadual Rotary
  • Escola Estadual Tavares Bastos
   A escolha dessas escolas leva em consideração principalmente a localização e relevância do problema trânsito nas proximidades das escolas, a não participação das mesmas em outros programas oficiais de educação para o trânsito e a existência de um convênio entre o DETRAN/AL e a Secretaria Estadual de Educação.
   O início das atividades está previsto para agosto de 2002, com a realização de visitas às escolas para se fazer um cadastro e levantar um perfil situacional de cada uma. Com base neste primeiro contato, iniciaremos os trabalhos de sensibilização a respeito do tema trânsito com os professores e coordenadores. Acontecerão encontros periódicos com os professores, dentro do horário de departamento dos mesmos.
   Para avaliar a eficácia deste projeto, utilizaremos fichas mensais de acompanhamento e relatórios feitos pela equipe de educação do DETRAN. A implementação deste projeto implica na aquisição de recursos materiais, financeiros, bem como, equipamentos e busca de parcerias.


 2 . Trânsito com arte

Objetivo:


Educar as crianças a se comportarem com segurança no trânsito, não só como pedestres, mas como futuros condutores de veículos. Dessa forma o tema "transito" deverá ser trabalhado permanentemente no processo ensino aprendizagem, favorecendo a análise e reflexão, sobre os conceitos de locomoção, comunicação e convívio social, possibilitando um transito mais consciente e humanizado.

Atividades desenvolvidas

2.1 - Palestra: São abordados vários temas relacionados ao trânsito, como: conceito de trânsito, sinalização vertical (placas) sinalização horizontal (faixa de segurança), sinalização semafórica (semáforos para pedestres e para veículos), guarda de trânsito, importância do cinto de segurança, comportamento do ciclista e motociclista na via, locais apropriados para as crianças brincarem, uso inadequado do celular, comportamento das crianças no coletivo e dentro do veículo, etc.

Objetivo:

Transmitir conhecimentos, normas e regulamentos sobre o trânsito de forma lúdica, divertida e prazerosa.

2.2 - Trânsitolandia

Pista de rolamento, toda sinalizada com placas de trânsito, faixas de segurança, semáforos para pedestres e para veículos, além de carrinhos e motos motorizadas.

Objetivo:

As crianças são levadas a fazerem um reconhecimento dessa pista, vivenciando fatos em que ela se depara no seu cotidiano; ou seja, elas brincam de dirigir um carro, reproduzindo as relações humanas em que os condutores envolvidos, tomando consciência da existência de regras na brincadeira; dessa forma assimilará melhor tudo que aprendeu na palestra.

2.3 - Oficina de Pintura

Voltada para crianças de quatro a seis anos.

Objetivo:

Trabalhar a criatividade da criança através de desenhos e pinturas onde ela expressa livremente situações vivenciadas e observadas no trânsito.

2.4 - Gincana

São brincadeiras relacionadas ao trânsito.

Objetivo:

Desenvolver atividades dinâmicas e estimulantes, para que a criança aprenda a se comportar no trânsito de uma forma descontraída, ou seja, brincando.

2.5 - Teatro de Fantoches

"Joaninha e o guarda de trânsito". Conta a história de uma menina que aprende noções de transito com o guarda e passa todas essas lições para o seu pai.

Objetivo:

Incentivar as crianças a identificar comportamentos inadequados no trânsito, sendo os fiscais dos seus próprios pais; dessa forma, elas conseguirão sensibilizá-los modificando alguns comportamentos.

2.6 - Peça Teatral

" Adarela e o trânsito encantado" conta a história de uma garota que se comunica com o trânsito através de um sonho, ou seja, a sinalização fala o tempo inteiro com ela, mostrando como deve ser o seu comportamento no trânsito. Ainda nessa história, ela passa a conhecer o lado bom e ruim do trânsito, representado pela " fada da paz no transito" e da "bruxa da violência no trânsito".

Objetivo:

Explorar a comunicação entre a sinalização que a criança. Com essa interação, ela passa a se comportar de forma segura no trânsito.

Observação:

A dramatização da peça e do teatro de fantoches, proporciona a criança uma maior assimilação na aprendizagem, ou seja, ela consegue absorver com maior clareza a mensagem passada pelo grupo.

Organização:

Grupo Trânsito com Arte.

Instrutores de Trânsito:

Carline Brandão
Verônica Marques
Vilma Pereira
Amélia Dantas
Maria das Neves
Maria José
Edvânia.



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