"Respeite os limites de velocidade"
 
Principal seta Notícias seta Notícias seta CE - Detran reabre preinscrição para a Carteira de Motorista Popular
CE - Detran reabre preinscrição para a Carteira de Motorista Popular Imprimir E-mail

O DETRAN-CE reabriu, sexta-feira, dia 6, as preinscrições para Carteira de Motorista Popular somente para tipo A (motocicleta). O Programa de Habilitação Popular de Formação, Educação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores foi aprovado pela Assembléia Legislativa, ano passado, após o Governo do Estado encaminhar projeto nesse sentido. Conforme a lei aprovada, serão emitidas 25 mil CNHs anualmente. Já estão cadastradas mais de 130 mil preinscrições, realizadas, também pela Internet, no período de 6 a 20 de fevereiro.

Já foram selecionados os preinscirtos dos municípios de Tamboril, Solonópole e Barro, com respectivamente, 460, 264 e 113 selecionados. Eles vão se inscrever em um Centro de Formação de Condutores (CFCs), nome das antigas auto-escolas, onde se submeterão às aulas e aos exames para obtenção da primeira CNH tipo A (motociclista). Em Tamboril, foram 1.075 preinscritos; em Solonópole, 472 e em Barro, 243.

Uma média de 50% dos preinscritos foram eliminados porque não atendiam aos quatro pré-requisitos para obter a primeira CNH, além de ter 18 anos ou acima dessa idade: 1) ser beneficiário do programa Bolsa Família: ou 2) estar matriculado na escola pública: 3) ser egresso do sistema penal: ou 4) ser portador de necessidade especial, em condições de pilotar veículo. A Comissão Especial da Carteira de Motorista Popular, criada no DETRAN, constatou que cerca de 30 por cento dos preinscritos já possuem CNH.

Os interessados, moradores de municípios do Interior do Estado, podem fazer a sua preinscrição pela página do DETRAN na Internet: www.detran.ce.gov.br). Ainda não será desta vez o atendimento aos interessados que moram em Fortaleza e municípios da Região Metropolitana.

Os candidatos que desejam tirar a primeira habilitação na categoria A (condução de motociletas), com idade a partir de 18 anos e residem no interior do estado, têm que atender a um ou mais dos critérios: ser cadastrado no bolsa família; estar matriculado a mais de seis meses em escola pública ou ter terminado o ensino médio ou curso técnico público a no máximo um ano; ser portador de necessidade especial ou egresso e liberado do sistema penitenciário.

O atendimento aos candidatos do Interior e a categoria A se justifica pelo registro da fiscalização de expressivo contingente de pessoas inabilitadas conduzindo motos nos municípios cearenses, onde substituíram o animal para executar suas tarefas.

Estão excluídos dessa fase moradores de Fortaleza e dos outros 11 municípios da Região Metropolitana: Aquiraz, Caucaia, Eusébio, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maranguape, Maracanaú, Pacatuba, Pacajus, e São Gonçalo do Amarante. No segundo semestre deste ano, o programa será ampliado para Fortaleza, para atender as categorias B e D.


Detran - CE
09/03/09


Publique este artigo no seu site | E-mail

Seja o primeiro a comentar este artigo.
Comentários em RSS

Só usuários registrados podem comentar.
Registre-se e efetue o login.

 
< Anterior   Próximo >
Advertisement