"Respeite os limites de velocidade"
 
Principal seta Notícias seta Notícias seta RJ - Cidadania sobre Rodas forma 30 condutores deficientes
RJ - Cidadania sobre Rodas forma 30 condutores deficientes Imprimir E-mail
 

O Detran entregou hoje (15/5), em cerimônia na sede do departamento, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para 30 motoristas portadores de deficiência física, que participaram do programa Cidadania sobre Rodas. Além dos condutores deficientes e de seus familiares, a cerimônia contou com a presença do presidente do Detran, Antonio Francisco Neto, e da diretora de Habilitação, Beatriz Diniz. Desde o ano passado, o programa Cidadania sobre Rodas do Detran passou a oferecer gratuitamente aulas práticas de direção para os deficientes, garantindo também, através de parcerias, uma cota nos Centros de Formação de Condutores (CFCs), para que esses candidatos possam fazer, a custo zero, as aulas teóricas.

O cadeirante Roni Ferreira de Menezes, 56 anos, elogiou o programa e a iniciativa do Detran. “Sempre desejei tirar minha carteira de motorista, mas o custo era muito alto, e eu não tinha como pagar. Agora que fiz todas as aulas e provas, sem pagar nada, e tenho a carteira, já posso dirigir. Foi um sonho realizado.Vou espalhar para todo mundo que hoje temos oportunidades de sermos iguais a todos”, comemorou Roni.

Durante o evento, o presidente do Detran também ressaltou a importância do Cidadania sobre Rodas, que espera habilitar mais 300 deficientes nos próximos 30 dias. “Participar desse projeto de inclusão social, oferecendo aos deficientes a possibilidade de aprender a dirigir, a custo zero, é muito satisfatório. Pretendo, inclusive, aumentar o número de funcionários do Detran engajados em projetos em prol do usuário deficiente”, disse Neto, lembrando que, na mesma cerimônia, mais 14 funcionários do Detran  - além dos 20 que se formaram recentemente - receberam o certificado de conclusão do curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e já estão aptos a atender os usuários com deficiência auditiva.

Para se inscrever no programa, o candidato deve se dirigir ao Acesso 5, na sede do departamento, local reformado para oferecer os serviços de habilitação, identificação civil e registro de veículos somente para idosos, gestantes e deficientes. Ali, todos eles podem, ainda, realizar gratuitamente os exames médico e psicológico que, nas clínicas, saem a R$ 42 e R$ 64,28, respectivamente.



Detran RJ
15/05/2008

Publique este artigo no seu site | E-mail

Seja o primeiro a comentar este artigo.
Comentários em RSS

Só usuários registrados podem comentar.
Registre-se e efetue o login.

 
< Anterior   Próximo >
Advertisement