"Se beber não dirija"
 
Principal seta Notícias seta Notícias seta PR - Detran vai adotar prova eletrônica no exame teórico de motoristas
PR - Detran vai adotar prova eletrônica no exame teórico de motoristas Imprimir E-mail

A prova eletrônica do Detran começa a funcionar em 15 de março, na Sede do Tarumã, em Curitiba. A partir dessa data, todo o usuário que for realizar as provas de renovação ou teórica de primeira habilitação, naquele posto, irá ser avaliado pelo novo modelo. O processo ficará mais ágil, pois o resultado do exame saíra já no término da prova. O governador Roberto Requião foi o primeiro a conferir o sistema e aprovou a iniciativa. Ele esteve presente nesta sexta-feira (05) no Detran para renovar a carteira de habilitação.

Segundo o diretor-geral do Detran, David Antonio Pancotti, o novo modelo proporcionará processo mais dinâmico de avaliação, pois assim que terminar a prova o candidato já estará liberado para etapa seguinte ou remarcação da prova, se for o caso. Ainda de acordo com Pancotti, a expectativa é que, em breve, as outras unidades do Estado já estejam usando o novo modelo.

O processo além de mais rápido, também ficará mais seguro, pois evitará qualquer tentativa de fraude. Além disso, irá economizar recursos com impressão de provas e outros documentos pertinentes ao processo escrito.

O coordenador de tecnologia da informação e telecomunicações, Sérgio Tenório, informa que para o projeto-piloto foi destinada uma sala que contém 72 estações de trabalho. “Cada equipamento funcionará exclusivamente para o usuário cadastrado naquele momento”. No entanto, conforme cada usuário terminar a avaliação, a estação ficará disponível para outro fazer a prova, sem a necessidade de aguardar a próxima turma.

SIMULADO - Estará disponível no site do Detran/PR (www.detran.pr.gov.br), a partir de segunda-feira, o simulado da prova eletrônica. O sistema tem como objetivo reproduzir como será o dia do exame no equipamento. O acesso ao simulado, não é restrito, mas será destinado aos condutores ou candidatos à primeria habilitação que forem realizar a prova eletrônica.

“Esse será um treinamento, que o usuário poderá fazer em casa para preparar-se para o dia do exame e verificar o funcionamento do sistema”, informa Maria Aparecida Farias, coordenadora de habilitação do Detran/PR. A coordenadora ainda lembra que as questões expostas no simulado correspondem a 20% do total do banco de dados e, que os candidatos à obtenção ou renovação da CNH devem atentar-se ao conteúdo previsto na legislação para realizar o exame.

O cronograma de implantação da prova eletrônica, ainda não está disponível, mas Após implantação e avaliação do projeto piloto será possível fazer uma previsão para as outras Ciretrans e postos.

Assessoria de Imprensa
05-03--10

Publique este artigo no seu site | E-mail

Seja o primeiro a comentar este artigo.
Comentários em RSS

Só usuários registrados podem comentar.
Registre-se e efetue o login.

 
< Anterior   Próximo >
Advertisement