171017 pr

“Meu marido estava com equipamento de segurança, roupa adequada e andando no acostamento.

Ele foi atropelado e morto por alguém que tinha bebido. A gente quer justiça!”, contou a viúva Cristina da Silva, que perdeu o marido Gláucio da Silva, 43 anos, atropelado no último dia 8. Além dela, diversos amigos e ciclistas estavam em uma manifestação que aconteceu neste domingo por volta das 9h na BR-277, no Parque Barigui.

No local centenas de pessoas compareceram carregando bexigas brancas. O encontro foi organizado por colegas ciclistas e começou com uma oração feita no parque. Logo depois da homenagem, o grupo seguiu até o lugar que Gláucio foi atingido por uma motorista de 24 anos, que segundo a PRF, que atendeu a ocorrência, apresentava sinais de embriaguez.

“Esse protesto, além de pedir respeito, pede para que as pessoas se conscientizem, se elas beberem elas não podem dirigir. Além dos ciclistas, qualquer pessoa pode ser atingida por uma pessoa embriagada. Esse protesto não é só pelos ciclistas, é por todos. A gente quer justiça, não só pelo Gláucio, mas por todas as pessoas que estão aqui”, contou Gabriela Cristina Alves, 27 anos, organizadora do evento.

Além de familiares e amigos, a deputada federal, Christiane Yared (PR) esteve presente e apoiou a família. Ela perdeu seu filho, Gilmar de Souza Yared, 26 anos, no dia 7 de maio de 2009. Há informações de que um exame hospitalar que Carli fez no hospital mostrou que o ex-deputado tinha 7,8 decigramas de álcool por litro de sangue. O exame foi realizado no momento que ele estava desacordado e, por isso, a Justiça desconsiderou o teste como prova. Nesta quinta-feira uma reconstituição do caso foi realizada a pedido do advogado do ex-parlamentar.

“Nós queremos que as autoridades entendam que precisamos de segurança viária. Se não houver manifestação, é somente mais um acidente. Precisamos de mudanças sérias no trânsito. Fiscalização, educação e punição. Essas mortes diárias, quem vive essa dor é a família. São altos os números de mortes no trânsito, isso é inaceitável. Essa família está amortecida pelo impacto, mas em breve começa a dor de verdade. Só quem passa por isso sabe”, enfatizou Christiane.

São altos os números de mortes no trânsito, isso é inaceitável, disse a deputada federal, Cristiane Yared, que perdeu o vilho vítima do trânsito. Foto: Felipe Rosa.

São altos os números de mortes no trânsito, isso é inaceitável, disse a deputada federal, Christiane Yared, que perdeu o filho vítima do trânsito. Foto: Felipe Rosa.

Atropelamento

Gláucio morreu atropelado por volta das 9h30, no dia 8 de outubro, no quilômetro 98 da BR-277, próximo ao viaduto do Orleans, em Curitiba. Uma jovem de 24 anos atropelou e matou o ciclista, depois de perder o controle do veículo. O ciclista bateu no para-brisa do carro e foi arremessado longe. O socorro chegou a ser acionado, mas ele morreu na hora.

No veículo, a moça seguia com uma amiga. Elas não ficaram feridas e foram encaminhadas à delegacia. De acordo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a jovem, que apresentava sinais de embriaguez, se recusou a fazer o teste do bafômetro. Segundo informações da Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran), ela foi autuada em flagrante e permanece presa, à disposição da Justiça, no 12º Distrito Policial de Curitiba.

 

Tribuna do Paraná, 17 outubro 2017

 

TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO!

ABETRAN – George J Marques