031117 pa

Sistema BRS funcionará na faixa da direita das vias que receberam a nova sinalização e passarão a ser exclusivas para ônibus.

 Na próxima terça-feira (7), a equipe de educação para o trânsito

da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) estará nas vias que receberam as faixas exclusivas para ônibus para orientar a população a sobre a implantação do novo sistema BRS. A previsão da Prefeitura de Belém é que o sistema comece a funcionar no dia 20 de novembro.

O sistema BRS é caracterizado por faixas exclusivas para ônibus comuns em grandes corredores de tráfego. O sistema funcionará na faixa da direita das vias que receberam a nova sinalização e passarão a ser exclusivas para ônibus: na Governador José Malcher (da José Bonifácio à Visconde de Souza Franco), Conselheiro Furtado (da Castelo Branco à Padre Eutíquio) e Castelo Branco (que servirá de integração entre a Governador José Malcher e a Conselheiro Furtado).

A partir do funcionamento das faixas exclusivas, ficará proibida a circulação de veículos particulares na faixa de ônibus. A manobra dentro da faixa só será permitida para o acesso de imóveis ou conversões à direita.

Fiscalização

A fiscalização será realizada, principalmente, por radares eletrônicos. O veículo comum que acessar a faixa para manobras permitidas pode ser registrado por um radar, mas a infração, que estará baseada no artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro, só será consumada no registro do segundo radar, quando caracterizar que ele trafegou por mais de um quarteirão dentro da faixa exclusiva. Agentes de transporte ficarão responsáveis em fiscalizar os ônibus que saírem da faixa em local não permitido.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do G1 Pará no (91) 98814-3326

 

G1, 03 de novembro de 2017

 

TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO!

ABETRAN – George J Marques