161017 fenasdetran logo

O Congresso Brasileiro de Trânsito e Vida é um evento promovido bienalmente pela FENASDETRAN – Federação Nacional das Associações de DETRAN, desde a sua primeira edição em 2001

vem reunindo o maior número de especialistas, estudiosos e profissionais nacionais e internacionais de diferentes áreas relacionadas ao fenômeno trânsito a fim de proporcionar a Educação para o Trânsito, bem como ajudar na redução de crimes e acidentes de trânsito.


A Cidade de Salvador – Bahia foi escolhida para sediar a décima edição do Congresso Brasileiro de Trânsito e Vida e sexta edição do Congresso Internacional de Trânsito e Vida, nos dias 26 e 27 de outubro de 2017, no São Salvador Hotéis e Convenções, com o tema já pré-definido como: “SEGURANÇA E MOBILIDADE URBANA: as ações da década foram suficientes?” 

A FENASDETRAN é uma entidade sem fins lucrativos, Fundada em 29 de julho de 1999 com o propósito de defesa e representação legal das associações de DETRAN do Brasil, e tem sua sede na Cidade do Salvador – Bahia. 

A instituição possui como filosofia utilizar-se da informação, criando ferramentas, com base na segurança do trânsito, promovendo a disseminação destas informações através de congressos, cursos, palestras e seminários etc, buscando as conquistas dos objetivos voltados à prevenção do trânsito e da vida.

Promove e acompanha o desenvolvimento de atividades voltadas à segurança do trânsito, mediante atuação nos programas de funcionamento de veículos e seus equipamentos, bem como, por meio de ações direcionadas à educação e aperfeiçoamento de recursos humanos para essas atividades, a nível federal, estadual e municipal. 

Temos como missão oferecer segurança e pró-atividade aos seus assistidos e promover informações na prevenção de acidentes no trânsito, proporcionando qualidade nas informações em todo o território nacional. 

O evento tem como objetivo reunir autoridades, executivos e técnicos para um debate amplo e troca de experiências sobre o trânsito no Brasil e no mundo, compreendendo redução de acidentes, condutores mais qualificados, transportes coletivo eficiente, para substituir o transporte individual, fluidez do trânsito nas Cidades, vias bem conservadas, veículos seguros, não agressão ao meio ambiente, redução de mortos em acidentes de trânsito, promover debates técnicos – científicos entre os profissionais do planejamento urbano, diminuição do índice de ocupação de leitos hospitalares e mortes devido a acidentes de trânsito e principalmente salvar vidas.

O 10º CBTV e 6º CITV também vão tratar dos avanços da luta em defesa da vida e dos compromissos com a promoção da segurança viária, como colocados na Campanha da ONU -”Década pela Segurança Viária”.

No que diz respeito a sua infraestrutura, o evento disponibilizará de um auditório para as palestras, sendo uma plenária com todos os inscritos. Além da plenária, teremos a sala destinada a painel com diversos e renomados painelistas e palestrantes.

Durante os dois dias de congressos, as pessoas ainda poderão contemplar os Stands que estarão em exposição com equipamentos, produtos, livros relacionados à temática trânsito.

A consolidação dos Congressos sinaliza o compromisso que a instituição possui com a melhoria das condições e a preservação da vida de todos que vivenciam o trânsito no território nacional. De acordo com a resolução nº 02 da ONU, de 2009, na proposta para o Brasil de redução de acidentes e segurança viária, entre 2012 e 2020 deverão ter sido realizadas 10.000 ações educativas em todo o território nacional. É válido salientar que a FENASDETRAN, desde 1999, é um agente histórico na escalada em torno destes objetivos, com congressos, cursos e uma série de iniciativas que a colocam como uma instituição de referência neste campo.

A FENASDETRAN desde sua fundação estão os nove Congressos Brasileiros de Trânsito e Vida, os cinco Congressos Internacionais, cursos online e presenciais de formação e qualificação de profissionais, e pós-graduação em “Gestão de Trânsito” e “Perícia em Acidentes de Trânsito”.

 

Mais informações: http://transitoevida.com.br/

 

Fenasdetran, outubro 2017

 

 

TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO!

ABETRAN – George J Marques