050218 ba 2

Com o objetivo de garantir o desempenho dos condutores de trios elétricos e carros de apoio, em segurança, durante o Carnaval de Salvador, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) iniciou, nesta segunda-feira (5), a capacitação gratuita para os profissionais.

O curso segue até amanhã (6), com quatro horas de aulas sobre legislação atualizada, transporte de passageiros, história do carnaval, gestão de risco, segurança, saúde e cidadania.

Segundo o instrutor da Escola Pública de Trânsito, Iuri Oliveira, a autoconfiança do condutor é responsável pela maioria dos acidentes envolvendo trios. “Com a experiência que possuem, alguns motoristas acreditam que já têm todo o conhecimento, gerando uma confiança que aumenta o risco de acidentes. Essa capacitação mostra que se atualizar é importante, porque o trânsito está em constante mudança, com legislação específica que acompanha essa mudança".

As aulas contam também com a participação da Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba), que dá orientações sobre os cuidados que os motoristas devem ter com a rede elétrica. “É importante que o condutor conheça o percurso que o trio fará e, caso seja necessário, sinalize para a Coelba algum trecho de risco. Retiramos a rede elétrica viária na Barra, instalando o sistema subterrâneo, mas em outros trajetos que o veículo faz, é necessário ter cuidado”, alerta o engenheiro eletricista Bruno Pimentel dos Anjos.

Antônio José Lopes de Menezes pilota trio há 18 anos e saiu da capacitação do Detran motivado. “Eu aprendo algo novo, a cada ano. Nesse curso, aprendemos leis novas, trocamos experiências e aprendemos como lidar com situações que podem acontecer durante o trajeto. Minha maior preocupação é com as pessoas que costumam ficar na frente, ao lado e atrás do trio".

 

Detran BA, 05 fevereiro 2018

 

TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO!

ABETRAN – George J Marques