300517 ap maio amarelo 2

Campanha fez cerimônia de encerramento nesta terça-feira (30), mas ações devem continuar. Estado busca reduzir alto índice de acidentes graves.

o som da banda da Guarda Municipal de Macapá e instruções de primeiros socorros, a campanha ‘Maio Amarelo’ fez a cerimônia de encerramento nesta terça-feira (30), contabilizando mais de 3 mil participações de motoristas

em atividades de educação no trânsito e blitze. O evento aconteceu na praça Veiga Cabral, no Centro.

Realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a campanha busca conscientizar a população sobre os acidentes de trânsito. No Amapá, mais de 20 parceiros, entre entidades públicas e privadas, ajudaram nas ações de blitze educativa, workshop e simulação de situações de emergências.

De acordo com o gerente de Núcleo de Educação do Detran, Fábio Souza, o Amapá caminha para uma redução significativa de acidentes.

“A avaliação da campanha foi positiva. Tivemos alguns acidentes fatais neste ano, infelizmente, mas o Amapá caminha a passos largos para uma redução significativa de ocorrências de trânsito. Isso é reflexo de campanhas educativas e ações repreensivas da Lei Seca”, disse.

Segundo Souza, o mês de maio marca o período da campanha, mas as ações continuam pelo ano todo. Ele ressalta que o Detran e os parceiros realizam cerca de 30 trabalhos educativos por mês em escolas e ruas. Os pontos mais visados são onde mais ocorrem acidentes e áreas periféricas.

Entre um dos parceiros da campanha, o Serviço Móvel de Urgência (Samu) leva o projeto ‘Samuzinho’, que ensina gratuitamente atendimentos de primeiros socorros para a população. A enfermeira Damid Botelho destaca a importância do conhecimento da técnica para dar mais chances de vida a uma pessoa que tenha sofrido algum acidente.

“No caso, estamos trabalhando com reanimação de uma parada cardiorrespiratória. É uma situação muito corriqueira e o interessante em trabalhar com a população é porque se uma pessoa ficar de 4 a 5 minutos sem um atendimento de primeiros socorros, a sobrevida dele diminui. Então, o atendimento tem que ser imediato até a chegada do socorro”, reforçou.

Ocorrências

O Batalhão de Policiamento de Trânsito do Amapá (BPTran) registrou em 2017 mais de 160 acidentes em cruzamentos com semáforos em Macapá.

Segundo a corporação, ações educativas serão levadas para os lugares considerados mais perigosos, com o objetivo de combater os casos. Para o BPTran, a falta de paciência em esperar o sinal verde e imprudência de mostoristas são os principais fatores.

 

G1 30 05 2017

 

TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO!

ABETRAN – George J Marques