251117 pa 2

Cerca de mil alunos de escolas do município Mãe do Rio, no nordeste do Estado, participam

de ações educativas com a temática “Trânsito Seguro”, promovidas por agentes de educação do Departamento de Trânsito do Estado (Detran). As atividades iniciaram seguem até o dia 25.

Das 56 escolas do município, 11 estão sendo atendidas pela equipe do órgão, que realiza palestras para diversas faixas etárias, além de atividades lúdicas. Escolas municipais, estaduais e particulares, de ensino fundamental e médio, foram contempladas.

Abordagens aos condutores e pedestres nas vias e praças da cidade também foram realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). O objetivo do órgão estadual é promover uma mudança no trânsito da localidade, ao proporcionar uma melhor qualidade de vida à população local.

No decorrer das ações, os técnicos de educação alertam quanto ao uso dos equipamentos de segurança, o transporte adequado de crianças, o uso da faixa de pedestre e, principalmente, a importância de cumprir as leis de trânsito. A ação faz parte do calendário de atividades desenvolvidas pelo Detran, por meio da Coordenadoria de Educação Para o Trânsito (CED), que ao longo do ano promove ações de cunho educativo em diversas regiões do Estado.

O professor Ivan Saraiva, da Escola Municipal Padre Lourenço Scott, ressalta a importância desse tipo de ação no município. “É importante debater e fazer essa reflexão com os condutores e futuros condutores, para que adotem novas medidas no trânsito a partir do conhecimento adquirido”, frisou.

“Para alcançarmos um trânsito como espaço de convivência é preciso que a sociedade como um todo tome para si a responsabilidade da transformação do atual cenário e perceba que somente por meio do respeito às leis de trânsito, não dirigir após a ingestão de bebida alcoólica, não fazer uso do celular enquanto estiver dirigindo e agir de forma cordial com próximo, alcançaremos um trânsito ideal para todos”, reforçou a diretora geral do Detran, Andrea Hass.

 

Detran PA -  Aldirene Gama - 25 novembro 2017

 

TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO!

ABETRAN – George J Marques