160218 mg 2

Mais segurança e respeito ao trânsito em Uberlândia. São esses os resultados que o convênio firmado entre a Prefeitura de Uberlândia e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) para fiscalização do trânsito na cidade tem proporcionado à

população. Balanço fechado pela Polícia Militar sobre as atividades realizadas desde o início da parceria, há cinco meses, revela o desempenho do projeto no intuito de coibir irregularidades nas ruas e garantir mais tranqüilidade no município. Para se ter ideia, de setembro de 2017 até o momento, em 762 operações, mais de 39 mil veículos foram verificados por militares e agentes de trânsito, resultando em pelo menos 8 mil flagrantes de infrações de trânsito e na prisão de 149 pessoas por crimes.

Há cinco meses, convênio permite colaboração entre Prefeitura e Polícia Militar em ações de fiscalização e educação no trânsito

Parceria Settran x PM Parceria Settran x PM Parceria Settran x PM

Os números foram alcançados, na prática, graças às atuações diárias das Unidades Integradas de Trânsito (UIT). Criadas pelo convênio, as unidades integram agentes municipais de trânsito e 60 militares lotados em dois pelotões criados pela PM para atuar especificamente na área. “Conseguimos aumentar a presença e a capacidade operacional nas ruas, o que proporciona a redução significativa nos índices de irregularidades e de criminalidade. Isso porque, partir das operações de blitze, por exemplo, temos capacidade de detectar e coibir infratores e até mesmo identificar criminosos, uma vez que eles utilizam veículos para se locomover pela cidade”, explicou o comandante da 9ª Região de Polícia Militar, coronel Cláudio Vítor Rodrigues Rocha.

Além da questão da segurança, o levantamento também mostra que a cooperação possibilitou mais atendimento à população, permitindo a ampliação da cobertura das ocorrências no trânsito. Mais de 10 mil Registros de Eventos de Defesa Social (Reds), popularmente conhecidos como boletins de ocorrência, foram confeccionados nos últimos cinco meses. São demandas cotidianas dos moradores e visitantes, como acidentes (com ou sem vítimas), dentre outros, que agora são atendidas exclusivamente pela Polícia Militar, conforme estabelecido pelo convênio.

Uma situação que, segundo destaca o vice-prefeito e secretário municipal de Trânsito e Transportes (Settran), Paulo Sérgio Ferreira, tem permitido que o Executivo atenda de forma mais efetiva outras demandas de trânsito na cidade, sobretudo, as relacionadas com a circulação. “Com o apoio da PM, os agentes conseguem, sempre que necessário, focar na garantia da fluidez do trânsito em eventos, em intervenções de obras e em locais com problemas nos equipamentos semafóricos, por exemplo. Ou seja, sempre buscando um trânsito mais organizado”.

Trânsito mais seguro

O convênio entre a Prefeitura de Uberlândia e a Polícia Militar (PM) foi assinado pelo prefeito Odelmo Leão ainda em setembro de 2017. Pelo acordo, o Município fica responsável pelo estabelecimento das diretrizes do trabalho conjunto, bem como pelo repasse de um apoio financeiro de R$ 80 mil ao mês à corporação.

Com este recurso mais uma contrapartida de cerca de R$ 16 mil mensais, a PM fica responsável por contratar cursos de capacitação bem como obter equipamentos, materiais e viaturas que possam ser usados nas ações de fiscalização e educação. Ao menos cinco veículos novos e equipamentos como rádios comunicadores, por exemplo, já estão sendo adquiridos, segundo o comando local da PM.

Fora os benefícios operacionais, acordo ainda prevê que a PM e o Município colaborem igualmente na troca de informações coletadas em ocorrências. Isso para que seja criado um banco de dados integrado que forneça dados estatísticos. Informações que ajudarão a embasar políticas públicas na área de trânsito em Uberlândia.

Primeira do interior

O convênio para ações de educação e fiscalização no trânsito em Uberlândia é o primeiro firmado pela Polícia Militar com uma prefeitura do interior de Minas Gerais. Os moldes do acordo, atualmente, já são adotados em uma parceria entre a corporação policial e a Prefeitura de Belo Horizonte. “É uma parceria importantíssima que já está trazendo mais qualidade ao nosso trânsito e que beneficia toda a população da cidade”, afirmou o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Paulo Sérgio Ferreira.

Convênio para fiscalização do trânsito em Uberlândia

Resultados (setembro, outubro, novembro, dezembro e janeiro)

Número de pessoas abordadas: 49.226

Número de veículos abordados: 39.157

Número de pessoas presas: 149

Número de auto de infração lavrados: 8.116

Número de registros de Reds (acidentes com e sem vítima e outras ocorrências): 10.134

Número de operações de trânsito: 762

Fonte: Settran e 9ª RPM

Saiba mais!

Convênio Prefeitura de Uberlândia e Polícia Militar de Minas Gerais

- Criação de Unidades Integradas de Trânsito (UIT) com agentes de trânsito e policiais militares

- Ações e atividades de fiscalização e educação conjuntas

- Melhorias na capacidade de atuação de ambas as instituições

- Cooperação técnica para capacitação

- Troca de dados estatísticos para elaboração de políticas públicas na área do trânsito

 

Agência Uberlândia, 16 fevereiro 2018

 

TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO!

ABETRAN – George J Marques