default_mobilelogo

Estamos retomando nossas publicações nesse ano de 2017, com expectativas muito positivas para a nossa vida no trânsito.

Longe de alcançar números expressivos, na diminuição de acidentes com mortos e, acidentes com feridos, o gráfico mais atualizado que vemos abaixo, nos dá uma impressão de que algo foi feito com mais assertividade.

A diminuição desses números não esclarece para o leitor comum, o verdadeiro significado dessa mudança. Na verdade, é uma mudança complexa que envolve recursos humanos, materiais, engenharia, planejamento, sinalização, fiscalização, condições do tempo e outros elementos que juntos, e em cooperação, são responsáveis para alcançar essas mudanças.
O trânsito no Brasil carece de melhorias em todas essas áreas. Uma medida isolada pode conter um problema temporariamente, mas não o resolve definitivamente.

Por isso, precisamos estar atentos ao cumprimento das responsabilidades, públicas e privadas, dos nossos cidadãos motoristas e pedestres que, a todo momento, no dia a dia, precisam estar em constante execução, por parte de seus atores.

A sociedade brasileira precisa ser uma interventora permanente, atenta ao que acontece em sua comunidade, em seu bairro ou cidade. Vamos utilizar as ferramentas que a Internet nos permite, para denunciar, reclamar e exigir daqueles que se prestaram a ser os zeladores da ordem social, em qualquer instância ou poder, o trabalho em prol de uma sociedade justa e igualitária.

Até a próxima!